Sião e o Paraíso Sumério
Conspiração

Sião e o Paraíso Sumério



Informações iniciais:

1) Dilmun é chamada no meio semítico como Telmun.

O nome pode ter sido preservado na Torah como Telmun/Talmun ( טלמון ) em Ez 2:42, Ne 11:19, 12:25

2) Enki significa "Senhor da Terra", embora o ente pareça ter funções de uma divindade das águas

3) Ninsikila significa "Senhora da Pureza", mas é sugerido que seja também "Senhora do Cabelo" (Siki é cabelo em sumério).
Por ser uma entidade descrita como consorte de Enki, é pensado ser mais um epíteto de Ninhursag (A Senhora da Montanha Sagrada), mas também pode ser uma divindade à parte.



Puras são as cidades, e aqueles a quem elas são atribuídas. Pura é a terra de Dilmun.

Pure é Suméria, e aqueles a quem ela é atribuídas. Pura é a terra de Dilmun.

Virginal é a terra de Dilmun. Imaculada é a terra de Dilmun.

Ele se deitou sozinho com Dilmun, é o lugar onde Enki deitou-se com sua cônjuge,
o lugar que ainda é virginal, o lugar que ainda é intocado.

Ele deitou-se sozinho com Dilmun, é o lugar onde Enki deitou-se com Ninsikila,
Aquele lugar era virginal, aquele lugar era imaculado.

Em Dilmun o corvo ainda não foi grasnar, e a perdiz não foi cacarejar.

O leão não mata, o lobo não arrebata os cordeiros,

o cão não foi ensinado a fazer as crianças fugirem,

o porco não aprendeu que o grão deveria ser comido.

Quando uma viúva espalha o malte no telhado, as aves não comem o malte lá em cima.

Então,
o pombo não dobra a cabeça sob a sua asa.

Nenhuma doença-do-olho diz: "Eu sou a doença de olho."

Nenhuma dor-de-cabeça diz: "Eu sou a dor de cabeça."

Nenhuma mulher com idade diz: "Eu sou uma mulher velha."

Nenhum homem com idade diz: "Eu sou um homem velho."

Nenhuma donzela está em seu estado impuro.

Nenhum homem dragando do um rio diz: "Está ficando escuro"

Por estes lados o pregador não fica dando voltas.

Nenhum cantor cantou um lamento lá.

Nenhum lamento era lamentado nos bairros da cidade.


O estado impuro das donzelas é uma referência para a menstruação feminina. Isso revela que a idéia é comum em toda a região da Mesopotâmia, e sumérios também criam nisso.

A princípio, o texto completo se trata da negativa de todas as coisas do cotidiano, relatando um estado de pré-criação da cidade.

Mas o texto é enfático em relatar a ausência de doenças, da morte, de lamentos, etc
Os carnívoros são descritos comendo ervas, e outros animais provavelmente comendo pó.

Na Torah judaica, o único lugar similar à esse, é a descrição do Paraíso Futuro, para o qual as pessoas retornariam, descrito em Isaías 11:6-9


6 E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará.
7 A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi.
8 E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco.
9 Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar.

Outras passagens reforçam o conceito, inclusive estendendo a ação sobre as aves:

Os 2:18 E naquele dia farei por eles aliança com as feras do campo, e com as aves do céu, e com os répteis da terra; e da terra quebrarei o arco, e a espada, e a guerra, e os farei deitar em segurança.

Ez 34:25 E farei com elas uma aliança de paz, e acabarei com as feras da terra, e habitarão em segurança no deserto, e dormirão nos bosques.

Is 65:25 O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o SENHOR.

Jó 5:23 Porque até com as pedras do campo terás o teu acordo, e as feras do campo serão pacíficas contigo.

Outro ponto do texto sumério, é que encontramos uma viúva. que sempre são relatadas como necessitadas, jogando comida fora para os pombos. E o mais assustador: Nenhum pombo vinha comer, talvez por que se alimentem de pó.

Os pombos descritos não precisam se proteger do vento, em uma referência de que não há vento forte, ou por que não precisam nem se alisar.

As mulheres não possuem ciclo menstrual, e aves de rapina nem sequer perturbam com seus cantos.

Ninguém reclama ou presta atenção na idade que possui.

Os rios também não necessitam de dragagem.


O pregador não fica dando voltas, por que fica sub-entendido que todos são convertidos, similar à Torah.

Is 35:9 Ali não haverá leão, nem animal feroz subirá a ele, nem se achará nele; porém só os remidos andarão por ele.

Se "dar voltas" se refere ao ritual de circumambulação, então implica na ausência de rituais, ou na ausência de um ciclo solar para ser acompanhado.

A idéia de ausência do ciclo solar é bem sólida na escatologia judaica:


Is 60:19 Nunca mais te servirá o sol para luz do dia nem com o seu resplendor a lua te iluminará; mas o SENHOR será a tua luz perpétua, e o teu Deus a tua glória.

Inclusive foi transmitida ao cristianismo.

Ap 22:5 E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre.
Ap 21:25 E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite.


Nisto fica fácil de ver, que os atributos de Dilmun são bastante similares aos do Paraíso, que por sua vez, são similares aos de Sião (cuja localização oficial é desconhecida) e que é apontada como a Nova Jerusalém enviada por Deus, isso dentro do judaico-cristianismo.

Ap 21:2 E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
Hb 11:16 Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.

Hb 12:22 Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;


Curiosamente, Sião é referenciado como um Monte Sagrado e diversas passagens da Torah:
Dt 4:48, 2 Rs 19:31, Sl 2:6, 48:2, 11, 74:2, 78:68, 125:1, Is 2:3, 4:5, 8:18, 10:12, 32, 16:1, 18:7, 24:23, 29:8, 31:4, 37:32, 40:9, Jr 26:18, 31:6, Lm 5:18, Jl 2:1, 32, 3:17, Am 6:1, Ob 1:17, 21, Mc 3:12, 4:2, 7, Zc 8:3

Dilmun pode não estar muito longe disso, e o sinal indicador para essa afirmação é a deusa Ninhursag "A Senhora da Montanha Sagrada", apresentada como esposa de Enki nos mitos sumérios.

Embora exista essa similaridade dos arquétipos envolvidos, pelo que eu lí dos textos sumérios até agora, ainda não encontrei a idéia presente na religião judaica: De que uma intervenção divina ocorreria em um ponto do futuro, em uma data desconhecida, que levaria ao retorno do Paraíso.

O retorno judaico ao paraíso, por vezes é descrito como espiritual, as vezes como físico. E as vezes é descrito como universal, as vezes é descrito seletivo.

Teólogos judaico-cristãos possuem diferentes interpretações da temporalidade do retorno, se seria um retorno final e definitivo, ou se seria apenas uma ação dentro de um eterno retorno de infinitos ciclos. 







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